Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

 

Quando pensei em escrever a vocês sobre o tema INOVAÇÃO, fiquei pensando em como transformar todos os artigos que li e reli para algo que tivesse um significado comportamental, ou seja, que pudesse ser revertido para a vida das pessoas que compartilham nossos textos.

“Inovar, conforme o dicionário Michaelis, vem do latim “innovare” que significa “ fazer inovações, introduzir novidades em (leis, costumes, artes etc.); Produzir algo novo, encontrar novo processo, renovar: Inovar a execução de um trabalho.

Deixando de lado as inovações tecnológicas, de produtos ou processos, eu gostaria de refletir hoje sobre o significado da palavra “Inovar” no ser humano. Se inovar significa produzir algo novo, como nós podemos realizar tal façanha em nossas vidas?

Passamos pela infância recebendo informações, crenças e maneira sociais de nos comportarmos através de nossos pais, familiares, ambiente educacional e amigos. Quando chegamos à adolescência, rompemos com vários padrões para mais tarde, na vida adulta, criarmos nossa maneira de ser e agir. Assim é o desenvolvimento humano, mas como então é possível inovar a nós mesmos?

Como profissional da área de desenvolvimento humano, acredito que a medida  que aprendemos a nos abrir para o mundo, aceitando que não sabemos tudo, essa palavra torna-se constante em nossas vidas. O ser humano é um grande manancial de potências interiores, capaz de se superar a cada dia e por isso pode sempre produzir algo novo, renovar suas idéias, pensamentos e atitudes. Pensando assim, podemos inovar todos os dias.

Fácil? Não necessariamente. É preciso acima de tudo ter consciência de quem se é, de seus limites e habilidades e assim traçar novos rumos. Possível? Com certeza, eu acredito nisso. Realizamos atividades todos os dias de maneira mecânica e essa é a chave que precisamos “virar”. Será que a atividade que se faz todos os dias pode ser feita de maneira diferente? Será que a tarefa que realizo há anos não pode sofrer mudanças? Talvez, na época em que começamos a realiza-la estava dentro dos padrões e de acordo com as necessidades, mas na velocidade com que o mundo gira, readequações são necessárias e muitas vezes percebemos até que ela não se adequa mais às necessidades que temos no momento.

Se conseguirmos selecionar uma das várias tarefas que temos diariamente e analisa-la, é possível perceber que um novo método de trabalho pode surgir. Como? Em primeiro lugar ouça todos os envolvidos. Muitas vezes fazemos as coisas de forma tão mecânica que simplesmente “apagamos” todos os que vão se utilizar do processo ou da informação que geramos. Ouça-os e investigue o que eles gostariam, suas reais necessidades. Você pode ter surpresas ao descobrir que muitos nem precisam mais da tarefa ou parte dela ou ainda que precisam refazer uma série de etapas porque da maneira como ela é feita já não atende as necessidades atuais.

E o que isso tem a ver com nosso desenvolvimento pessoal e profissional? Bem, podemos tirar desse simples ato uma série de ensinamentos.

  • Seremos mais empáticos ao ouvirmos e nos colocarmos no papel das pessoas;
  • Praticaremos a humildade ao percebermos que não sabemos tudo;.
  • Estaremos trabalhando intensamente nossa maneira de lidar com críticas, aprendendo que encarar a realidade da situação não quer dizer exatamente que faço meu trabalho de maneira ruim, apenas saberemos que as coisas mudam, o mundo muda e precisamos nos readequar;
  • Proporcionaremos uma relação melhor com nossos colegas;
  • Teremos produzido uma tarefa, processo ou o que for, o que traz ao nosso íntimo um prazer imenso!

Talvez, ao lerem estas palavras, consigam relacionar mais pontos de aprendizado, mas acho que os acima citados já são interessantes para iniciarmos a reflexão!

Uma ótima reflexão a todos!

Cristina Azzoni Pinheiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: