Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

Por Talita Nascimento

 

Você já parou para pensar, o que realmente quer dizer aquele quadro bonito descrevendo os valores na recepção de uma empresa?

A primeira analise a ser feita é se a própria organização se identifica com os valores descritos, muitas vezes os valores foram determinados, mas não são vivenciados… Embora muitas organizações estejam trabalhando para comunicar e vivenciar os valores aos seus colaboradores, nunca é demais lembrar que valor e o que realmente vale nos bastidores de cada organização… O que rege os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes. Apesar de serem expressos em belas palavras, os valores sempre serão determinados pelas atitudes de cada organização.

Exatamente como os nossos… Cada pessoa tem uma maneira de enxergar o mundo e conduzir seus relacionamentos. Nossos valores também são determinados através de nossas vivencias… E ao longo da vida que aprendemos o que é prioridade, o que e certo e errado. A experiência traz esse conhecimento.

Você conhece alguém que tenha declinado de uma proposta de emprego, por perceber que os valores organizacionais não são compatíveis com seus valores pessoais?

Dificilmente, as pessoas pensam nesse “detalhe” na hora de aceitar ou declinar de uma proposta… Mas muitas vezes a divergência de valores é o principal motivo para a quebra de um vinculo profissional. Ou por parte da organização, ou do colaborador…  É como casar-se com alguém que fala um idioma desconhecido… Não há compreensão, o desgaste é certo.

Quais os principais valores que regem sua vida… O que mais valoriza em seus relacionamentos? O que te aproxima das pessoas…  Ou afasta? As reações que esses princípios causam em você com relação ao outro, surtem o mesmo efeito entre você e a organização da qual faz parte.

É verdade que as belas e fortes palavras descritas nos quadros de recepção, parecem ser a descrição de um profissional perfeito que todos nós gostaríamos de ser… Mas na verdade esses adjetivos não são a única descrição possível de bom profissional, existem tantas possibilidades, e uma delas será compatível com seu perfil.

O autoconhecimento é a competência primordial para o alinhamento de valores; elencar seus valores pessoais em comparação a uma pesquisa de mercado que  revelará quais os valores da organização em questão. Esse exercício pode ajuda-lo a desenvolver-se melhor, seja onde está inserido, ou onde pretende pleitear uma colocação, através de uma avaliação imparcial dos valores das partes envolvidas.

Considerando sempre que alguns de nossos valores podem diferir dos valores organizacionais, porém nossa busca será pelo alinhamento e complementariedade dos mesmos, e nossa atenção deve estar voltada se esta divergência pode causar a danos individuais e ou  organizacionais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: