Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

Os acontecimentos naturais dos últimos tempos, terremotos no Chile, Haiti e Japão, tsunamis,alagamentos, secas e outros, levam muitos a pensarem que estamos nos fins dos tempos. Mas antes de chegarem a alguma conclusão, gostaria que lessem este texto.

Inicialmente precisamos lembrar que no globo terrestre sempre houve vulcões, furacões, terremotos, maremotos, secas, chuvas, incêndios e diversas ocorrências da natureza, desde a época da Pangeia. O que mudou então¿ Muita coisa. Mas vamos analisar um fator, a globalização tecnológica. Nunca na história do globo, as informações chegaram de forma tão rápida, eficiente e com tanta riqueza de detalhes, e isto tudo em questão de minutos. Dados, vídeos e fotos estão percorrendo o mundo quase tão rápido quanto os acontecimentos. E estas informações que chegam tão velozmente e tão vivas, que acabam impressionando e dando a sensação de que algo terrível e diferente esta acontecendo. Por favor, não me entendam mal, não estou dizendo que não me preocupo com as milhares de pessoas que morrem por causa disto, apenas quero mostrar que os atuais acontecimentos não são inéditos, que a humanidade sempre teve pestes, tragédias e afins, que dizimaram cidades, e que o mundo nunca acabou por causa disto.  

Bom, mas os homens não estão destruindo sua própria morada e acabando com tudo¿ Sim, estão. Então o homem irá destruir o mundo¿ Eu diria que… Talvez. Comentei acima sobre a Pangeia, o continente inicial do planeta terra, que passou por varias transformações e evoluções em milhares de anos. E no passar destes milhares de anos surgiram os dinossauros, animais enormes, gigantes comedores de carne e vegetais, ou seja, verdadeiros consumistas. Consumiam tudo que viam pela frente, água, vegetais e carne. Li certa vez, um estudo que dizia que, se os dinossauros permanecessem vivos, consequentemente haveria um aumento da população, e em determinada época, o ecossistema entraria em colapso, faltaria alimento e água. Mas o que aconteceu¿ Os dinossauros se extinguiram, simplesmente sumiram, como se fossem uma experiência mal sucedida, onde os cientistas resolveram acabar com tudo e começar de novo. Não sei se existem cientistas nesta história, mas tudo começou de novo. Alguns sobreviveram, e a evolução ou Deus, (conforme a crença) tratou de trazer novos seres até chegarmos ao tal do homem. 

Talvez agora, tenhamos o mesmo problema. Os humanos não são tão grandes quanto os dinossauros, mas consomem tanto, aliás, bem mais que os dinossauros. E além de consumir alimentos para a sobrevivência, algo que considero natural, eles inventaram o tal de “consumo de bens materiais”, o que acho que não teria problema, se não fosse a ganância pelo tal do dinheiro. A questão é que isto gera poluição, lixo, consome a natureza e a vida é depreciada, onde é mais importante ter algo do que ajudar o próximo, seu irmão de espécie. Esta é para refletir, será que um dia a natureza vai perceber que somos uma experiência mal sucedida¿ Destruir tudo para começar de novo¿ Será que os cientistas que criaram os dinossauros e recomeçaram a experiência até chegar o ser humano, não vão se arrepender de novo?  

Antes de pensarem no pior, calma. Nem tudo está perdido, temos uma grande diferença. Nós, os humanos, temos o que muitas crenças religiosas citam, o livre arbítrio. Alguns devem ter pensado que iria falar da inteligência… também, mas precisamos utilizá-la melhor. Leitor, não adianta querer que os governantes, ou que os maus capitalistas mudem, nós temos que mudar, eu tenho que fazer a minha parte, você tem que fazer a sua. Não vou citar o que todos já sabemos, recicle, plante uma arvore, etc a questão é faça. Não fique parado, faça algo para melhorar a sua vida e a vida do seu irmão. O que está esperando? Vamos, se mexa… 

Alexandre Alcantara de Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: