Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

Por Sâmela Silva

O ser humano é um ser relacional. As relações são a base de sua formação seja como ser ou como profissional. Seria impossível a nós humanos crescer e desenvolver sem relacionar-se com alguém. Assim, desde os primórdios da humanidade as pessoas procuraram maneiras de realizar o trabalho de forma conjunta.

Partindo deste principio podemos pensar que o trabalho em equipe nos acompanha desde o principio do relacionamento humano, é algo necessário ao desenvolvimento. Mas, porque sendo necessário enfrentamos tantas dificuldades para executá-lo de forma prazerosa?

Apesar de ser uma necessidade de crescimento, trabalhar em equipe não é fácil e muitas barreiras precisam ser vencidas, como as diferenças entre os membros da equipe, diferenças de opiniões, crenças, valores, etc. Barreiras da comunicação, desmotivação, descomprometimento, etc.

É exatamente a superação das barreiras que irá decidir se as pessoas que trabalham em conjunto se tornarão equipe ou continuarão como grupo. O primeiro passo para tornar-se equipe é ter a clareza de que os objetivos a serem alcançados são comuns e mais importantes do que as diferenças entre as pessoas. Buscar objetivamente as metas organizacionais, somando os talentos e conhecimento de cada membro da equipe, é uma forma eficaz de eliminar as barreiras e conduzir a equipe ao sucesso.

Vale a reflexão de que a soma das diferenças é muito maior do que cada uma delas individualmente. Esta é outra grande verdade no trabalho em equipe. Acredito que seja seu ponto alto e quando explorado pela equipe trará resultados incríveis!

A fábula “O Feixe de Lenha” conta-nos sobre a importância do trabalho em equipe e o quanto a união da versatilidade é forte…

Um próspero fazendeiro, dono de muitas propriedades, estava gravemente enfermo. Algo que lhe preocupava muito era o clima de desarmonia que reinava entre seus quatro filhos. Pensando em dar-lhes uma lição, ele chamou os quatro para fazer-lhes uma revelação importante.

Ao chegarem à casa do pai, viram-lhe assentado numa cadeira de balanço. O pai chamou-os para mais perto e comunicou-lhes a seguinte decisão: – Como vocês sabem, eu estou velho, cansado e creio que não me resta muito tempo de vida. Por isso, chamei-os aqui para avisá-los que vou deixar todos os meus bens para apenas um de vocês.

Os filhos, surpresos, entreolharam-se e ouviram o restante que o pai tinha ainda para lhes dizer: – Vocês estão vendo aquele feixe de gravetos ali, encostados naquela porta? Aquele que conseguir partir o feixe ao meio, apenas com as mãos, este será o meu herdeiro.

Cada um deles teve a sua chance de tentar quebrar o feixe, mas nenhum, por mais esforço que fizesse, foi bem sucedido na sua tentativa. Indignados com o pai, que lhes propusera uma tarefa impossível, começaram a reclamar. Foi quando o fazendeiro pediu o feixe e disse que ele mesmo iria quebrá-lo. Incrédulos, os filhos deram o feixe de gravetos para o pai, que foi retirando, um a um, os gravetos, quebrando-os, separadamente, até não mais restar um único graveto inteiro. E depois concluiu: – Eu não tenho o menor interesse em deixar os meus bens para só um de vocês. Eu quero, na verdade, que vocês, juntos, sejam os sucessores do meu trabalho, com garra, dedicação e, acima de tudo, repletos de amor.

Disse, ainda: – Enquanto vocês estiverem unidos, nada poderá por em risco tudo que construí para vocês. Nada, nem ninguém os quebrará. Mas, separadamente, vocês são tão frágeis quanto cada um desses gravetos.

Reunir-se é um começo, ficar juntos é progresso e trabalhar juntos é o sucesso!  Henry Ford

Comentários a: "Trabalho em Equipe" (2)

  1. Paula said:

    Ótimo texto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: