Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

Qual é o paradigma que você tem sobre como é SER UM BOM LÍDER!

Vamos lá vou tentar te ajudar:
Um bom líder é atencioso com sua equipe;
É comunicativo, trazendo informações de como a Empresa está se comportando perante o mercado;
Dá “feedback” individual para a sua equipe;
Ajuda aquele funcionário que tem mais dificuldade em alcançar as metas individuais;
Tem habilidade em lidar com as mudanças;
Capacidade de admitir seus erros;
Espírito de Cooperação e Colaboração;
Tolerante;
Otimista;

Ao se fazer essa pergunta você deve levar em conta o comportamento da sua equipe.  A questão é : Até onde a sua equipe está motivada? Está harmoniosa? Sem conflitos? As pessoas se respeitam promovendo um ambiente organizacional saudável?
Será que você tem utilizado o cérebro corretamente? Você utiliza os dois lados do cérebro, direito e esquerdo ou somente um dos lados? Lembrando que o lado esquerdo é o que racionaliza, pensa, planeja, idealiza, sistematiza; e o direito criativo, subjetivo, inconsciente, emocional, poderoso, realizador.

Pois bem , liderar é uma arte que tem que ser aprendida, porque lideramos pessoas e não máquinas. Ou seja, pessoas mudam de comportamento dia a dia o que faz que essa missão (liderar) demande mais habilidades.
É necessário fazer cursos de reciclagens, renovar as energias, descansar, tudo isso para conseguir liderar uma equipe, por que sabemos que além de liderar pessoas você tem um “pit stop”para fazer no dia a dia. É aquele cliente que não se pode perder, é a apresentação que você tem que fazer para a diretoria é a concentração de trabalhar dentro dos objetivos organizacionais para conseguir alcançar os resultados que certamente você será cobrado.
Agora, quando você pensa em liderança qual é a palavra que vem na sua mente? Servir, seguidor, serviço, inspiração? Faça o teste em voz alta; se pergunte o que é ser líder?
Se você pensa na primeira característica de um líder, você pensa na sua essência, qual é a meta da sua vida. Na segunda é o que está ao seu redor, ou seja ao bom líder está olhando além , você está olhando além dos outros. E a próxima característica é conhecer quem está sob seu comando.
Pois bem, essas são as características do líder, porém não podemos deixar de lado o perfil de comunicação que você tem com a sua equipe que se encontra em quatro grandes blocos de estilos diferentes:
Dominante;
Extrovertido;
Paciente;
Analítico.

O segredo de uma boa liderança está em conhecer a sua equipe e quando eu escrevo sobre conhecer estou dizendo que é conhecer em profundidade o estilo que cada um tem. Só assim você consegue liderar efetivamente.
Não adianta você cobrar de um colaborador agilidade, se o perfil dele é de uma pessoa analítica, ou seja, detalhista, evita conflitos mas não tem muita agilidade.
Lembrando que cada estilo tem sua riqueza própria. Não existe um estilo melhor ou pior, e sim saber tirar a riqueza que cada um tem para que você realmente tenha uma equipe sinérgica.
Porém, as pessoas são muito mais que os estilos. Os valores, crenças e experiências têm grande influência no comportamento individual.
E quando você estiver seguro de sua liderança, conseguirá delegar e fazer o “follow up” com mais tranqüilidade e você também chegará a um padrão de excelência na sua vida pessoal equilibrando, saúde, satisfação pessoal em sua carreira, equilíbrio familiar.
 

Margareth Bianchini

 – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: