Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

Por Mara Favero

Será que realmente faz a diferença seu desenvolvimento ou não?!

Ao iniciar este tema, é importante que falemos sobre o quanto nos conhecemos, mas evitando julgamentos que classifiquem em certo ou errado, as atitudes e emoções que temos, apenas nos observando, sem filtros, como espectadores.  Preciso saber quem sou o que gosto, o que me dá prazer, o que me irrita, o que me motiva o que me desmotiva, quais os preconceitos que tenho quais os medos que me paralisam e os que me movimentam, o que é certo e errado.  Enfim devo me observar ao máximo, o que permitirá que eu tire “uma fotografia real” de quem sou para que a partir daí possa entender o porque de minhas atitudes, de algumas respostas do ambiente e das situações em que me envolvo.

Assim, terei uma facilidade maior para controlar minhas emoções, pois me conheço verdadeiramente. Tendo claro que controlar emoções e “engolir emoções” são atitudes muito diferentes. Controlar é conhecê-las e saber qual a melhor forma de agir com cada uma delas, engolir é reprimir, o famoso engolir sapos… E se as controlo, pensarei antes de agir e serei menos impulsivo, tremenda diferença!

Desta forma me sentirei mais “inteiro” na busca de meus objetivos e para viver a paixão pela vida, pelas minhas possibilidades, pelo trabalho. Minha motivação será mais intensa e buscarei meus objetivos com maior persistência e energia.

Assim consigo ouvir, inclusive o que não concordo e não acredito, o que é fundamental, não é mesmo?  Ouço as verdades do outro e consigo ponderar com as minhas e criar uma nova ideia, resolver problemas, entender novos conceitos e a partir daí consigo transmitir minhas informações de forma mais coerente e clara com o que realmente está acontecendo, levo em consideração meu mundo interno, mas não perco de vista o mundo externo…

E tudo isso reflete diretamente nas relações pessoais, pois terei maiores possibilidades de cultivar afinidades e conviver com diferenças e assim terei facilidade na relação com as pessoas, com o mundo.

Agora é possível imaginar sua Inteligência Emocional com upgrade? E como você percebe suas possibilidades com este upgrade? E não questiono apenas as possibilidades profissionais, mas sem duvida alguma, as pessoais também.

O processo de coaching ou terapêutico permite este upgrade, programas de treinamento e desenvolvimento também. E muitas vezes, o processo de desenvolvimento através de treinamentos é iniciado com este tema, pois ele é a base que dá sustentação para o desenvolvimento do ser humano.

Trabalhar com questões referentes a mudança, liderança, trabalho em equipe, resiliência, e tantos outros, quando a Inteligência Emocional já foi abordada permite um desenvolvimento integral.

E para fechar, como não poderia deixar de ser, mais uma pergunta… Como vai sua Inteligência Emocional?

Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas

