Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

Ao falar de marketing pessoal nos perguntamos como estratégias de marketing podem nos auxiliar de forma pessoal? Somos algum tipo de produto a venda no comércio organizacional?  

Pensando em marketing, podemos nos basear na definição de Robson Fraga (2006) “Marketing é uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando à satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços”. A partir deste conceito refletiremos como a utilização do marketing pode gerar beneficíos e crescimento pessoal e não apenas mercadológico.

O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida, auxiliando na observação das tendências e a criação de novas oportunidades.

O marketing pessoal visa possibilitar a utilização da capacidade e potencialidades humanas em sua excelência tanto na vida profissional, quanto pessoal. Podemos dizer que nasceu também como uma necessidade do mundo moderno, na qual a concorrência e a exigência por maiores níveis de qualidade despertaram as organizações para o investimento nos homens e não apenas nas máquinas.

Desta forma, o Marketing Pessoal pode ser descrito como o processo envolvendo a concepção, planejamento e execução de ações que contribuirão para a formação profissional e pessoal de alguém de tal maneira que as organizações ou pessoas para quem trabalhe ou exerça influência, e ele próprio, se sintam satisfeitos.

A excelência da vida consiste em realizar-se em sua plenitude. Somos seres completos e precisamos de desenvolvimento em todoas as áreas de nossas vidas. O marketing pessoal pode ajudar-nos com estratégias simples, práticas e aplicáveis de forma imediata trazendo resultados visíveis e satisfatórios para nós e para todos aqueles que convivem conosco.

Suas estratégias devem começar por saber quem você é… Quais são seus valores, crenças, missão, visão de futuro. Estes pontos devem direcionar sua vida e fundamentar suas estratégias. Vamos a alguns pontos estratégicos do marketing pessoal:

  • Faça um bom planejamento de onde pretende chegar;
  • Cuide de você: sua saúde, seus relacionamentos… Mente, corpo e espírito;
  • Seja confiável – tanto na vida pessoa quanto profissional;
  • Aprenda a importância do trabalho em equipe, colabore com aqueles que estão ao seu lado;
  • Saiba valorizar seu trabalho;
  • Faça um bom networking.

Acredite e Invista em Você!

Sâmela Rodrigues Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: