Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

A criatividade é a ferramenta mais adequada para encontrarmos maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado, de desenvolver novos produtos e muito mais.

Antes limitávamos a importância da criatividade a algumas profissões; os artistas, sobretudo, deveriam ser obrigatoriamente criativos, mas nem sempre se esperava tal comportamento de um gerente, ou diretor, porém a velocidade imposta pela tecnologia nos obriga a entender como desenvolver um comportamento criativo para resolver os problemas mais simples de nossa rotina, e para propor ideias que diferenciem nossa organização das demais.

 Muitas empresas já se conscientizaram de que o seu potencial criativo é muito superior ao seu desempenho criativo e inovador. Por isso estão criando um setor direcionado a Criatividade e Inovação, geralmente formada por equipes multidisciplinares, que favorecem uma visão ampla para um ambiente criativo e produtivo, e os profissionais que tem essa competência desenvolvida, serão cada vez mais valorizados no mercado de trabalho.

Criatividade é uma maneira de ser, de viver. O primeiro passo é exercitar todo o seu potencial de gerar ideias. Acostumar-se a criar a maior quantidade de ideias sem pré-julgar nenhuma. Lembre-se de que você só conseguirá chegar a uma excelente ideia se você tiver muitas outras para optar.

Os profissionais criativos interferem positivamente nos resultados de qualquer organização, a medida que:

  • Têm um comportamento investigativo e colocam questões, buscando detalhamento nas respostas.
  • Geram muitas ideias, avaliando soluções alternativas.
  • Buscam soluções inovadoras e até então não imaginadas.
  • São ousados na busca de soluções.
  • Têm facilidade em abstrair e conceituar novas ideias

Mas se você não se considera nem um pouco criativo, fique tranquilo, por que criatividade não precisa vir do berço… Embora muitas pessoas sejam naturalmente criativas, é possível tornar-se criativo! Walt Disney disse certa vez que Criatividade é como ginástica: quanto mais se exercita, mais forte fica. Portanto comece a exercitar sua criatividade;

Mude velhos hábitos e rotinas (faça novos caminhos, busque novas formas de entretenimento), pense em formas diferentes de se expressar, converse com mais as pessoas, anote suas ideias. Arrisque um pouco mais!

Boa Sorte!
Talita Nascimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: