Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

 Sinergia é um termo que vem sendo bastante utilizado no âmbito profissional, mas o que é isso afinal?

 

 

Podemos compreender que Sinergia é o esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou ainda a somatória de esforços para atingir o mesmo fim.

 Quando atuamos em sinergia, precisamos deixar de lado nossos interesses pessoais e focarmos o objetivo comum. É fácil? Eu não vejo dessa forma, mas é possível.

O ser humano é dotado de características próprias, vontades, necessidades e precisa de reflexão para conseguir priorizar o objetivo comum. Sendo assim, eu acredito que alguns passos são fundamentais para se chegar à sinergia:

  1. É preciso que eu compreenda minhas necessidades e características para conseguir me diferenciar do todo. A partir deste conhecimento e aceitação de quem sou e como sou, eu tenho condições de ver a situação de maneira mais clara, sem culpas e sem acreditar que eu sou o problema, a vítima ou ainda o único que faz algo para as coisas darem certo.

  2. A partir do conhecimento que obtenho sobre minhas características e necessidades, consigo entender que outras pessoas também têm as suas e que para atingir o mesmo objetivo temos que priorizar o objetivo e não as necessidades individuais de cada um. 

  3. Um outro ponto importante é a clareza do objetivo. Se não soubermos compreender bem o objetivo, sentimentos como injustiça, revolta, birra, podem se evidencar, afinal terei que cumprir o objetivo não porque quero, mas porque alguém determinou. 
  4. Por último, para que possamos ter sinergia, precisamos ser ouvidos, nos sentirmos respeitados. Isso ocorre quando as empresas dão espaço para que possamos dar idéias ou opiniarmos sobre os processos. Mesmo que nossa idéia ou opinião não sirva em determinado momento, somente o fato de expô-la, já nos faz sentir-mos respeitados como seres humanos e profissionais.

 Sinergia é fácil? Nem sempre, mas com certeza ela é possível, acredite nisso!!

Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas

