Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

EMPOWERMENT

Temos uma jornada interessante por aqui, e  para isso convido você para uma breve viagem. Viagem que pode trazer surpresas e novas possibilidades. Vamos lá?!

 

Quando você olha para sua vida profissional hoje, como você se vê? Motivado, criativo, tomando riscos calculados ou não? E com seus pares, sua relação permite que o clima seja de partilha, apoio, contribuindo para o crescimento de todos, ou o que reina é o espírito de grupo, que diga-se de passagem é muito diferente do espírito de equipe… E subordinados você tem? Eles sentem-se a vontade para contribuir com idéias, assumir erros, tem autonomia para tomar decisões. Não vale mentir… E com sua chefia, como você é? Tem iniciativa ou espera determinações?

 

Voce pode estar perguntando em “Que surpresas estas perguntas podem me trazer?” Estas respostas nos permitem perceber se estamos numa empresa onde há empowerment ou não e se contribuo neste processo… E o melhor de tudo, ter opções de escolhas sobre o que deseja fazer a partir de agora!

 

E o que é empowerment? Segundo Chiavenato(2005), o empowerment parte da idéia de dar às pessoas, o poder, a liberdade e a informação para tomarem decisões e participarem ativamente da organizações, que é sustentado por 4 pilares:

 

·         Poder : Dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização,

·         Motivação: Proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente,

·         Desenvolvimento: Dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento individual e profissional,

·         Liderança: Proporcionar liderança na organização.

 

Trabalhando com estes pilares, cria-se um clima de confiança, liberdade, com sentimento de reconhecimento e o tão desejado comprometimento e engajamento. O que possibilita grande motivação e uma bela vantagem competitiva…

 

Ou seja, podemos usar as respostas que tivemos para perceber como estamos vivendo este conceito, se estamos transmitindo este poder – empowerment – à todos, ajudando a realçar o que há de melhor. Assim fortaleceremos a  crença da eficácia. Veja a diferença que isso pode trazer…

Possuimos poder quando nos sentimos livres para tomar iniciativas e cometer erros sem medo de represálias. E vamos voltar a pergunta, Como você se vê?!

 

Mara Cristiane Favero

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: