Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

Quando comecei minha carreira, há 25 anos atrás, não fazia idéia que planejar era algo possível e acessível a todos. Imaginava que somente grandes executivos tinham a habilidade para planejar, assim como, não fazia idéia que todos os dias planejamos e executamos tarefas. Somente anos mais tarde, no decorrer do desenvolvimento de minha carreira, é que pude ter a certeza de que planejamento é uma poderosa ferramenta para alcançar produtividade e resultados dentro de nossa rotina de trabalho.

No início, parece estranho, mas pensando melhor, quando me preparo para o dia seguinte, passa por minha mente todas as fases de planejamento. Eu preciso pensar qual será o tipo de trabalho que vou executar para que possa escolher a roupa e sapatos adequados. Preciso pensar no material que irei utilizar para cumprir as tarefas do dia, na alimentação, no transporte e nos horários que terei disponíveis para encaixar todas as minhas tarefas.

Não posso deixar de pensar no tempo, afinal, viver em São Paulo é uma verdadeira roda de estações. O dia começa frio, esquenta, esquenta mais e depois chove torrencialmente. Para tanto, preciso pensar nos itens indispensáveis que deverei levar como agasalhos, guarda-chuva, etc…

Parece estranho, mas vamos colocar tudo isso de maneira didática e dentro das fases do planejamento e veremos que esta ferramenta é muito mais fácil de ser aplicada do que imaginamos…

O processo de planejamento segue algumas etapas:

 

1ª Estabelecer objetivos

Bem, meu objetivo está totalmente ligado à minha missão pessoal. Minha missão pessoal é “Ajudar as pessoas a se desenvolverem como profissionais, descobrindo suas habilidades e potencialidades buscando unir o trabalho ao prazer, tornando-se mais felizes e realizados.” Sendo assim, me levanto todos os dias para ajudar pessoas, ora desenvolvendo novos treinamentos, novas metodologias, ora em sala de aula, transmitindo informações e aprendendo com os treinandos.

Se eu quiser ser ainda mais específica, posso pensar no seguinte: amanhã tenho um jogo para criar para um cliente que precisa de ajuda.

 

2ª Coletar e Avaliar Dados

Posso usar uma roupa e um sapato mais confortável, ficarei no escritório o dia todo, portanto posso almoçar lá mesmo. Preciso então preparar minha comida e os lanches que faço durante o dia.

 

 Não preciso passar no posto de gasolina porque o combustível que está no carro é suficiente. Também não preciso me preocupar com muitas roupas, porque sou “calorenta” e ficando o dia todo no computador, um casaco leve é suficiente para o caso de esfriar…

 

E assim vai uma lista bem grande……

 

3ª Fazendo Previsões

Hummm.., você deve estar pensando se agora Planejamento virou algo místico, mas não é isso. Previsões são mapas que fazemos para termos uma visão pormenorizada do que temos que atingir.

 

Continuando no exemplo, eu terei que pensar no jogo que tenho que criar para um cliente.

 

Que atividades devem ser realizadas?

Antes de começar efetivamente o que eu preciso fazer? Bom, preciso liberar todas as tarefas que dependem de mim para as pessoas que trabalham comigo, bloquear minhas ligações, pesquisar sobre o cliente e suas necessidades, pesquisar sobre o público alvo, etc.

 

4ª Determinar ações

A partir do mapa que fiz anteriormente, começo minhas listas de tarefas. Quem trabalha comigo, sabe bem que minha mesa não vive sem uma. É um vício. Eu mal acabo uma e já tenho outra saindo do forno.

 

5ª Desenvolver um plano de contingência

Bem, é sempre muito importante, na função de um consultor, se flexibilizar para as diversas demandas que ocorrerão no dia-a-dia. Por esse motivo, procuro sempre trabalhar nas atividades com antecedência, assim, se alguma outra demanda aparecer com urgência, minha atividade não fica prejudicada principalmente em termos de prazos.

6ª Implementação

Bom, agora é só colocar tudo em prática. Parece difícil, mas não é. Trata-se apenas de treino e disciplina!

 

7ª Controle e Acompanhamento

Bem, a última etapa é para mim, a mais importante. Não sei você, mas eu preciso saber como estou e onde estou e por isso, reuniões semanais com minha equipe, me ajudam a perceber o quanto o projeto está caminhando e em que direção. Dessa forma eu consigo replanejar algumas etapas, pedir ajuda se necessário e colocar prioridades.

 

Bom…..é isso pessoal. Eu garanto a vocês que depois de um tempo, planejar acaba sendo parte de sua vida e você conseguirá minimizar muitos obstáculos e melhorar muito sua administração de tempo!

 

Um abraço a todos!

Cristina A. Pinheiro

Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas

