Somando Valores, Desenvolvendo Talentos

Por Talita Nascimento

 

Ano novo, sempre traz perspectivas novas. Parece que projetamos as mudanças que esperamos, e até mesmo as que precisamos para as 24h01min que estreiam o novo ano…

Entre nos “tupiniquins”, temos vários motivos para ansiar, e ver no que esse novo ano vai dar. Presidente nova, e todos querendo saber o

que Dilma trará de novidade; Novas medidas econômicas… Novas perspectivas de negócios… Novas oportunidades? Enfim o que os brasileiros podem esperar de 2011?

As semanas que encerram um ano, sempre vêm nos bombardeando de informações sobre o que esperar do novo ano. Em 2010 não tem sido diferente, já temos um quadro desenhado para 2011, entre as noticias mais fidedignas temos a previsão de um crescimento moderado na economia, embora menos dos 7,6% que crescemos em 2010, a previsão de 4.5% de crescimento econômico para 2011, é animadora, pois está em equilíbrio com a previsões mundiais; Segundo a CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), os índices previstos para a geração de riquezas no Brasil, acompanham o esperado para os países emergentes, que ainda sofrem reflexos da crise na economia americana e européia, porém as ditas “economias emergentes” devem se fortalecer, ganhando território no cenário mundial.

Falando na Crise, uma pesquisa realizada recentemente pelo Fórum de Líderes empresariais – instituição que engloba cerca de 1,3 mil líderes empresariais de todo o país – indica que a retomada da crise econômica mundial deverá ocorrer no ano de 2011.  As indústrias já trabalham com o cenário de retomada da crise.  Os setores que despertam a atenção dos investidores para 2011 são: construção civil, petróleo, turismo, serviços, cosméticos, óptico e moveleiro.

Para os profissionais de Recrutamento, permanece um velho desafio… Apesar de um mercado aquecido, a falta de profissionais qualificados dificulta o preenchimento das vagas.

Segundo o Retrato do Treinamento divulgado pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), temos um cenário promissor no que se refere a investimentos em treinamentos.  As corporações que participaram da pesquisa prevêem um aumento de até 20% nos investimentos em T&D. Os principais temas abordados serão: formação de lideres, desenvolvimento de carreiras, gestão de pessoas, gestão de conhecimento, inovação entre outros. A maior preocupação das organizações que investem em T&D continua sendo o desenvolvimento de indicadores que mensurem os resultados alcançados através das ações realizadas.

Mas o fato é que o compromisso com o desenvolvimento humano já é uma realidade em diversas corporações, o que nos motiva a acreditar em resultados recordes para 2011, através de colaboradores comprometidos e desenvolvidos, teremos os resultados previstos, e poderemos alcançar objetivos ainda maiores!

 

Até mais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: